Na manhã desta quarta-feira, dia 19, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da CLDF realizou uma diligência no Hospital Regional de Taguatinga para averiguar denúncias graves sobre as condições da unidade de saúde.
Nos últimos meses, a Comissão registrou diversas reclamações relacionadas ao hospital, entre elas destacam-se: as péssimas condições de trabalho no HRT, que continuam inadequadas, apesar de algumas reformas; a estrutura precária; salas pequenas, mal ventiladas e com gambiarras elétricas; servidores estariam arcando com custos de internet e ar-condicionado.
Outros problemas que chegaram à CDH incluem: a falta de sala de repouso e banheiros inadequados; infiltrações, falta de papel higiênico; sobrecarga na assistência e administração, que culmina com a baixa qualidade no atendimento à população.

A inspeção revelou uma série de problemas críticos, como a superlotação nas áreas de internação, com pacientes em condições precárias. Profissionais denunciaram que equipamentos essenciais para o atendimento à população estão inoperantes devido à falta de manutenção, o que compromete ainda mais o serviço oferecido.
“É inaceitável que as unidades de saúde do Distrito Federal estejam abandonadas dessa forma”, afirmou o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), presidente da Comissão.
Diante do quadro alarmante, a Comissão anunciou que irá produzir um relatório detalhado, reunindo todas as falhas observadas, e exigirá providências urgentes aos órgãos competentes.
Confira mais detalhes nesta matéria exibida pelo telejornal DF1, da Globo Brasília: