Fábio Felix se reúne com famílias ameaçadas de despejo na Ocupação do Setor Lúcio Costa

Grande parte dessas famílias é composta por mulheres e crianças, e tentam impedir uma uma operação de despejo prevista para o início de maio.

Na manhã desta segunda-feira, dia 24, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) participou de uma reunião com lideranças e representantes das famílias da Ocupação no Setor de Chácara Lúcio Costa, localizada próximo ao Setor de Inflamáveis, que lutam para impedir uma operação de despejo prevista para o início de maio.

A reunião ocorreu na sala da Presidência da CLDF e contou com a presença do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e de representantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da CLDF.

Grande parte dessas famílias é composta por mulheres e crianças, que sobrevivem do trabalho na catação e seleção de materiais recicláveis. Além de serem notificadas sobre o despejo, também foram alertadas sobre o recolhimento de seus materiais de trabalho. 

A pedido do presidente da CLDF, o DF Legal comprometeu-se a suspender a realização da remoção até que as mais de 40 famílias, que foram notificadas, sejam realocadas em locais seguros e com moradias dignas.

A Comissão de Direitos Humanos formalizará a denúncia das famílias para que a CLDF dê prosseguimento aos trâmites necessários, de forma que o GDF oficialize a suspensão da operação e garantir que os materiais de trabalho não sejam apreendidos.  

Os deputados Fábio Felix e Érika Kokay, além da Comissão de Direitos Humanos, seguirão acompanhando o caso para garantir que o GDF inclua as famílias nas políticas de assistência social e habitação, evitando qualquer ação truculenta que possa agravar a situação de vulnerabilidade dessas pessoas.

Outras notícias