Foto: Bianca Feifel / Brasil de Fato DF
Na manhã desta terça-feira, 1º de abril, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) marcou presença no Breque Geral dos entregadores de aplicativos realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato reuniu trabalhadores de aplicativo em protesto por melhores condições de trabalho, direitos e estrutura de apoio no Distrito Federal e em todo o país.
Felix destacou a importância da mobilização nacional: “O ato é fundamental porque dá um recado para essas empresas que elas não podem fazer aquilo que querem, que elas não podem descartar o trabalhador com bloqueios arbitrários. Dá o recado de que os trabalhadores de aplicativos estão de alguma forma tentando se organizar”.
O deputado reforçou a necessidade de organização da categoria para enfrentar as arbitrariedades das grandes empresas de tecnologia. “Elas chegam nos países como se não houvesse legislação, atacando os direitos dos trabalhadores.”
O parlamentar também chamou atenção para a chantagem das empresas quando se discute regulamentação: “Quando o poder público fala em direitos trabalhistas, elas ameaçam sair do país. Isso é chantagem, e acaba deixando tanto o poder público quanto os trabalhadores reféns desses aplicativos.”
Felix enfatizou a importância dos pontos de apoio no DF e também lembrou que é autor da lei que institui esses espaços.
Baixe AQUI a íntegra da Lei Distrital Nº 6677/20, que dispõe sobre os pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos de entrega e de transporte individual privado de passageiros nas regiões administrativas do Distrito Federal.