Fábio Felix lança campanha “Falta Luz Aqui”

Objetivo é mapear áreas com precariedade na iluminação pública e cobrar soluções do governo do DF

Com o objetivo de sensibilizar o governo para a necessidade de ampliação da cobertura e modernização da iluminação pública do DF, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) lança a campanha “Falta Luz Aqui”, canal de denúncia por meio do qual a população poderá indicar locais que necessitam da instalação de postes ou de revitalização do modelo já existente. Os pedidos serão encaminhados ao governo pelo gabinete do parlamentar, que vai cobrar a resolução das demandas.

Ruas escuras, quadras residenciais, áreas urbanas e rurais sem postes e/ou com lâmpadas de sódio em vez de LED são a realidade da maioria das regiões do DF. Arredores do metrô e das paradas de ônibus também apresentam falhas graves de iluminação, que impactam diretamente na segurança da população, sobretudo das mulheres e de outros grupos vulneráveis.

“O Distrito Federal enfrenta um problema histórico de precariedade da iluminação pública. Muito além de conforto visual, iluminação adequada é segurança para a população, sobretudo para as mulheres e grupos vulneráveis”, declara Fábio Felix. “Pretendemos, com essa campanha, criar um grande mapeamento das áreas mais precarizadas e cobrar do governo a resolução desses problemas”, reforça o parlamentar.

Participar é simples, basta preencher o formulário na página da campanha e reportar o problema encontrado. Também será possível enviar imagens e outras informações importantes para detalhamento da solicitação.

Iluminação eficiente gera mais segurança

Estudos apontam que um modelo eficiente de iluminação pública, com ampla cobertura e utilização de lâmpadas e refletores mais modernos, traz resultados muito positivos no que diz respeito ao conforto e à segurança das comunidades. Melhor luminosidade das vias também previne acidentes de trânsito.

Estudo conduzido em Nova Iorque, pela Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, revelou uma expressiva redução na taxa de crimes praticados durante a noite, em ruas que receberam adequado sistema de iluminação pública: houve redução de 36% a 60% da taxa de ocorrência de crimes.

Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Design, da Universidade Estadual de Minas Gerais, revela como a melhoria da iluminação pública impacta diretamente a percepção de segurança das mulheres em pontos de ônibus, determinando o direito delas à cidade e ao lazer noturno.

Em 2020, o estudo “Os impactos da Iluminação Pública no Brasil” mostrou que a sensação de segurança e o acesso à mobilidade variam de acordo com a eficiência do sistema de iluminação pública. De acordo com os relatos coletados, mulheres recusam oportunidades de emprego ou qualificação por temer o deslocamento noturno. Em Feira de Santana, 55% das entrevistadas se sentem inseguras ao caminhar sozinhas no período noturno; em Aracaju, 53%.

Fontes: Ministério das Cidades e Estudos em Design

Outras notícias