Fábio Felix denuncia maus-tratos a animais no DF e cobra políticas públicas urgentes

O parlamentar destacou a urgência em aprimorar políticas públicas para proteger os animais e combater a impunidade.

FOTO: ALÊ BASTOS/MANDATO FÁBIO FELIX

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) manifestou profunda indignação em discurso realizado na tarde desta terça-feira, dia 25, no plenário da CLDF. O parlamentar mencionou casos recentes de maus-tratos a animais, destacando a urgência em aprimorar políticas públicas para proteger os animais e combater a impunidade.

Felix mencionou o caso alarmante que chocou o país, do criminoso investigado por torturar e matar mais de 20 gatos tigrados após enganar protetores de animais. O parlamentar enfatizou a importância urgente da implementação e fortalecimento de políticas públicas no DF para proteção dos animais. “Precisamos de abrigos adequados para acolher animais resgatados, facilitar o acesso à castração gratuita e fortalecer mecanismos para denúncias rápidas e eficazes”, ressaltou.

Assista a íntegra da fala do deputado durante a sessão!

Fábio também destacou o trabalho voluntário dos protetores de animais que frequentemente assumem responsabilidades que deveriam ser cumpridas pelo Estado. Muitos desses voluntários arcam com custos próprios de vacinas, castração e tratamentos veterinários devido à dificuldade de acesso aos serviços públicos e à falta de estrutura.

O parlamentar informou que acionou o Delegado-Geral da Polícia Civil para que o mandato possa acompanhar rigorosamente o andamento das investigações sobre os casos citados. Ele também cobrou da Secretaria de Proteção Animal mais empenho e estrutura para garantir ações concretas em defesa dos animais.

Felix finalizou seu discurso fazendo um apelo para que a Câmara Legislativa do DF faça sua parte na implementação de ações e resultados concretos. O deputado aproveitou a oportunidade para homenagear publicamente o trabalho das protetoras e dos protetores de animais no Distrito Federal, destacando sua contribuição essencial na prevenção da propagação de doenças e no cuidado cotidiano com animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.

Outras notícias