Fábio Felix denuncia abandono de famílias da ocupação de Furnas, em Samambaia

Deputado alertou para o risco de tragédia em Samambaia, criticou a desigualdade social no DF e cobrou providências urgentes do governo.

FOTO: ALÊ BASTOS/MANDATO FÁBIO FELIX

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) fez, nesta terça-feira (29), um duro pronunciamento no plenário da Câmara Legislativa do DF sobre a grave situação enfrentada pelas famílias da ocupação de Furnas, localizada em Samambaia. Segundo o parlamentar, mais de 200 famílias vivem há mais de 20 anos sob cabos de alta tensão, sem acesso a infraestrutura básica como água, luz, asfalto ou saneamento.

Após visitar a ocupação no último sábado, a convite da comunidade, Fábio Felix relatou cenas de extrema precariedade: “As pessoas tomam choque diariamente, vivem em barracos sem banheiro e não sabem sequer se estão cadastradas na fila da CODHAB para receber moradia”, afirmou.

O deputado comparou a situação de abandono da ocupação com o contraste da “Brasília das festas milionárias e dos investimentos bilionários”. “Vivemos duas Brasílias: a fantasia do governo e a realidade de quem não tem nem o básico para viver”, disparou.

Felix também alertou para o risco iminente de tragédia devido à convivência com os cabos de alta tensão e criticou o abandono político que a comunidade enfrenta: “O governador sabe da situação quando visitou a área antes das eleições e até agora nada foi feito”, denunciou.

O deputado anunciou ainda que a Comissão de Direitos Humanos da CLDF, presidida por ele, tomará medidas práticas para apoiar a comunidade, incluindo o envio de listas para a CODHAB, a cobrança de atuação da assistência social e a realização de um mutirão no local. “Não estamos aqui apenas para falar, mas para agir”, concluiu.

Outras notícias