FOTO: ALÊ BASTOS/MANDATO FÁBIO FELIX
Durante pronunciamento no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF), na tarde desta quarta-feira (23), o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) fez duras críticas à omissão do governador Ibaneis Rocha diante das tragédias causadas pelas chuvas no Distrito Federal. Ele também apontou a falta de posicionamento de distritais da base governista, que, segundo ele, “falam grosso com o governo federal, mas fino com o governador”.
“Ceilândia alagada, estações do metrô parada, população ilhada, paradas de ônibus lotadas e os parlamentares não têm coragem de criticar o governador”, afirmou Felix, ao se referir aos alagamentos registrados em diversas regiões do DF, especialmente em Ceilândia, Sol Nascente e Taguatinga.
Para o parlamentar, a omissão diante dos problemas de infraestrutura urbana, como drenagem, arborização e iluminação pública, reflete um desprezo do GDF pelas periferias. “O governador faz o drenar do Plano Piloto, mas não faz o drenar da Ceilândia”, disparou.
Felix ainda denunciou o esvaziamento do plenário em momentos de cobrança ao Poder Executivo e a complacência de deputados com a gestão local. “A população elege deputado não é para ser puxadinho de governador”, declarou. “A gente podia fazer muito mais se agisse com mais independência. O Legislativo faz menos do que poderia para denunciar os problemas que a população enfrenta”.
O deputado alertou para o agravamento da crise climática e a falta de políticas estruturantes para prevenir novas tragédias. “Essa tragédia é anunciada. O que aconteceu em Ceilândia, infelizmente, vai se repetir se não houver investimentos”, afirmou. Segundo ele, a ausência de planejamento e o negacionismo climático do governo local contribuem para o cenário de abandono.
Ao encerrar, Fábio Felix reforçou que a cobrança por políticas públicas efetivas não deve ter lado político: “Esse não é um assunto de um ou de outro, é um assunto de todo mundo dessa casa. A população do DF tem urgência sobre o que aconteceu”.