A implementação da tarifa zero aos domingos e feriados no Distrito Federal é uma conquista da luta dos movimentos sociais, do Movimento Passe Livre e da pressão de mandatos de esquerda como o nosso, que desde 2019 defendem a manutenção e a ampliação do passe livre na cidade.
No entanto, a medida anunciada pelo governador Ibaneis ainda é insuficiente. A maioria das trabalhadoras e dos trabalhadores que utilizam ônibus e metrô durante a semana, especialmente para ir e voltar do trabalho, também precisa desse direito.
O transporte é um direito social garantido pela Constituição Federal. A população brasiliense precisa se deslocar para acessar serviços públicos de saúde, educação, esporte, além de ter direito à cultura e ao lazer.
Também fomos pioneiros no debate sobre a viabilidade da tarifa zero. Somente em 2024, o GDF repassou R$ 1,923 bilhão para as empresas de transporte.
A conta é simples: o GDF já subsidia cerca de 70% do valor total da tarifa, e esse percentual cresce a cada ano.
Então, por que não garantir a gratuidade total, com transparência, para toda a população?
Ainda há muito a ser feito para melhorar o transporte público no DF.
Garantir tarifa zero todos os dias é o primeiro passo para transformar a política de mobilidade urbana da nossa cidade.
A questão não é falta de recursos. É falta de vontade política!
A implementação da tarifa zero aos domingos e feriados no Distrito Federal é uma conquista da luta dos movimentos sociais, do Movimento Passe Livre e da pressão de mandatos de esquerda como o nosso, que desde 2019 defendem a manutenção e a ampliação do passe livre na cidade.
No entanto, a medida anunciada pelo governador Ibaneis ainda é insuficiente. A maioria das trabalhadoras e dos trabalhadores que utilizam ônibus e metrô durante a semana, especialmente para ir e voltar do trabalho, também precisa desse direito.
O transporte é um direito social garantido pela Constituição Federal. A população brasiliense precisa se deslocar para acessar serviços públicos de saúde, educação, esporte, além de ter direito à cultura e ao lazer.
Também fomos pioneiros no debate sobre a viabilidade da tarifa zero. Somente em 2024, o GDF repassou R$ 1,923 bilhão para as empresas de transporte.
A conta é simples: o GDF já subsidia cerca de 70% do valor total da tarifa, e esse percentual cresce a cada ano.
Então, por que não garantir a gratuidade total, com transparência, para toda a população?
Ainda há muito a ser feito para melhorar o transporte público no DF.
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