Prêmio

Marielle

Franco de

Prêmio

Marielle

Franco de

Direitos Humanos

Direitos Humanos

indicações encerradas 

premiação em 28|11 na
câmara legislativa do DF

Marielle Franco era mulher negra, mãe, cria da Maré, defensora dos Direitos Humanos, socióloga e mestra em Administração Pública. Em 2017, Marielle se tornou vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL e presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal. No dia 14|03|2018 foi assassinada em um atentado político. 13 Tiros atingiram o veículo em que estava, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes. Quem mandou matá-la não imaginava, mas Marielle era semente. Milhões de Marielles brotaram em todo mundo já no dia seguinte. Vamos defender e espalhar a sua memória para que mais Marielles possam surgir e mudar a realidade em que vivemos.

O que é o prêmio?

O Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos é um reconhecimento público e oficial da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo trabalho de defensoras e os defensores de direitos humanos em diversas áreas de atuação. A solenidade de entrega do prêmio será dia 28|11 na Câmara Legislativa do DF.

OBJETIVOS

Ao reconhecer publicamente trabalhos desenvolvidos no Distrito Federal, buscamos também incentivar que mais pessoas, organizações e empresas se engajem na defesa dos direitos humanos. Para nós, também é importante proteger as pessoas que hoje assumem essa defesa como suas, uma vez há perseguição e ameaças por sua atuação.

Como funciona a indicação

Qualquer pessoa* pode se indicar ou indicar outra pessoa, organização, empresa ou instituição pública. Serão entregues 10 medalhas a organizações da sociedade civil, serviços públicos, ativistas, servidor(a) público, empresas e trabalho acadêmico. O prazo para as indicações desta edição de 2019 foi encerrado no dia 08|11.

*Não poderão concorrer ao prêmio servidores públicos e comissionados da Câmara Legislativa do DF.

Premiados de 2019

Em breve.

O resultado do Prêmio Marielle Franco 2019 será divulgado aqui neste site no dia 20|11.  

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.