Esta é a “Notícias da semana”, a newsletter semanal do mandato do Dep. Distrital Fábio Felix (PSOL/DF). Para se inscrever e receber este conteúdo diretamente no seu email, clique aqui.

Oi,
O mês de abril começou agitado e com muita mobilização devido à falas absurdas de c e r t a s pessoas ?Essa semana nos posicionamos juridicamente contra a tentativa de revisão histórica sobre a ditadura militar e contra a retirada de Direitos. Confira as notícias!

Pela verdade e pela justiça, apresentamos um novo Projeto de Lei, proibindo homenagens a torturadores em espaços públicos do DF. O projeto quer impedir que prédios, monumentos, vias ou praças recebam nomes de pessoas responsabilizadas pela Comissão Nacional da Verdade.

Houveram graves violações de direitos durante o regime militar, por isso, essas pessoas não podem ser eternizados com seus nomes ou valores. Este é um passo em direção à verdade é à justiça, dado o grande  projeto de desinformação  que vemos neste momento. O PL também prevê que bens públicos que já tenham nomes que se enquadrem na proibição deverão ser redesignados em até um ano.

Nosso PL que dá nome de Marielle Franco à praça foi aprovado em audiência. Recentemente o mandato apresentou o Projeto de Lei que traz para o centro do DF o nome de Marielle. A praça escolhida é a que fica em frente a estação de metrô Galeria dos Estados.

Agora o projeto segue as próximas etapas do rito legislativo para que se torne lei ?
 

Legado de Marielle também será eternizado em Paris, clique para conferir

Nosso mês de abril está dedicado aos debates de direito à cidade. Para isso, lançamos o projeto ‘30 dias pelo direito à cidade’ , em que arquitetos, urbanistas, geógrafos, ambientalistas, representantes de movimentos sociais, coletivos de intervenção urbana, artistas e pessoas que fazem a cidade para escrever  textos inspiradores sobre a nossa cidade.

Todo dia teremos uma publicação com reflexões sobre os desafios para tornar a metrópole brasiliense mais desenvolvida do ponto de vista da acessibilidade, da mobilidade urbana e do acesso aos bens culturais.

 

Amei! quero ver o texto do dia

Infelizmente vimos mais derrubadas no DF. A ação determinada pelo governo Ibaneis voltou a atingir a população da Estrutural (Santa Luzia) e a Comissão de Direitos Humanos da CLDF, a qual o Fábio é presidente, acompanhou a situação das pessoas que perderam suas casas para garantir que seus Direitos não fossem violados.

Mas o Fábio defendeu no plenário: “O GDF precisa parar de tratar todas as pessoas como se fossem grileiros de terras e entender de uma vez por todas que essas famílias não têm pra onde ir. É urgente que o governo fiscalize, cadastre as pessoas e se empenhe para a construção de mais casas. A moradia digna é um direito!”

O governador não quer ceder, mas Fábio cobra o reajustes dos servidores. A proposta foi aprovada pela Câmara Legislativa do DF há alguns anos e foi amplamente defendida por Ibaneis nas eleições. Agora ele diz que não tem dinheiro, mas também não considera que servidores e servidoras do distritais não recebem supersalários, prestam serviços em lugares sucateados e não tem reajuste há anos.

Se a aprovação do projeto já é antiga, imagina a solicitação dela. ??Serviço público de qualidade se faz com servidor valorizado, não só economicamente, mas com os insumos necessários para a realização do trabalho.

 Não à precarização do serviço público! 

Ontem (4) a Comissão de Direitos Humanos da CLDF se reuniu com trabalhadores e trabalhadoras da VALEC para tratar do clima de instabilidade que paira sobre os servidores diante da ameaça de extinção da empresa por parte do governo federal.

A diligência aconteceu como desdobramento de reunião realizada no final de fevereiro entre o deputado Fábio Felix, presidente da comissão, e a Associação dos Servidores da Valec. Os mais de 770 funcionários se queixam da falta de informação, diálogo e transparência em relação ao futuro trabalhista que  podem ficar desempregados a qualquer momento .

Durante o encontro, nosso mandato e a Comissão de Direitos Humanos, com o apoio das deputadas federais Fernanda Melchiona (PSOL-RS) e Érika Kokay (PT-DF), se responsabilizaram pela elaboração de um dossiê com relatos dos funcionários que servirá de instrumento de convencimento junto às autoridades a favor da manutenção da empresa.

Amanhã, dia 06 acontecerá a primeira edição do Diálogos PSOL DF, uma atividade aberta a todas e a todos para apresentação do nosso partido, sua história e suas lutas! A primeira edição do evento tem como tema Democracia e luta por direitos e como convidados o primeiro Deputado Distrital eleito pelo PSOL no DF, Fábio Felix, a grande lutadora Maninha, que também defendeu o DF na Câmara Federal e Distrital, e nosso querido Chico Alencar, figura fundamental para o partido nacionalmente ☀ Vem conhecer o PSOL ☀

Esperamos você a partir das 9h30 aqui na CLDF. Vamos juntos! ??

 

Eu vou também!

Não deixe também de acompanhar as nossas redes sociais para ficar sempre em dia com as novidades.

 

Um abraço,
Fábio Felix

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba direto no seu email tudo o que acontece no mandato e na Câmara Legislativa do DF:

0 0 vote
Article Rating
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.