As inscrições ao primeiro Festival Cultural Online do DF foram encerradas na última segunda (06/04) e superaram todas as expectativas! Em apenas uma semana foram recebidas mais de 1.500 propostas de pessoas, empresas e coletivos culturais. Serão selecionadas pelo menos 150 apresentações artísticas e 60 cursos online para participar das comemorações do Aniversário de Brasília.

Um dos setores mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus é o cultural, devido a impossibilidade de realizar apresentações e de promover shows, festivais, exposições e espetáculos. Mas também é da cultura que vem surgindo soluções para enfrentarmos juntos este período de isolamento e reaquecer a economia do DF, usando tecnologias como transmissões ao vivo e financiamento coletivo. É neste contexto que nasce o Festival No Seu Quadrado!

Encerradas as inscrições, o próximo passo do Festival é a escolha das iniciativas que serão indicadas para receber financiamento pelo Poder Executivo, sob responsabilidade e execução da Secretaria de Cultura do DF. A seleção está sendo feita por uma banca formada por profissionais da cultura com reconhecida atuação no DF, como Jaqueline Fernandes, organizadora do Festival Latinidades; e Dayse Hansa, produtora cultural e administradora do Espaço Cultural Mapati. A divulgação do resultado será feita até a meia-noite do dia 13 de abril.

“Ficamos muito felizes com a confiança do setor cultural em participar do nosso festival. Isso só demonstra mais uma vez a importância do investimento público nesta área, principalmente neste momento de crise. A cultura teve uma redução drástica de recursos no último ano, mas agora aparece como grande aliada do Estado na busca de soluções tanto na geração de empregos quanto para garantir a saúde mental das pessoas, que poderão consumir cultura local sem sair de casa e também se qualificar com os cursos promovidos. Esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos festivais deste tipo e que os governos não se esqueçam da importância deste setor”, destacou Fábio Felix.

As apresentações farão parte da programação especial do aniversário de Brasília, que este ano completa 60 anos.

Confira aqui o resultado do chamamento público.

Esta iniciativa é financiada por Emenda Parlamentar do Deputado Distrital Fábio Felix (PSOL-DF).

0 0 vote
Article Rating
19
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.