Emendas à LDO que propõem concurso e nomeações na Secretaria de Cultura são aprovadas na CLDF

Duas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de autoria do deputado distrital Fábio Félix (PSO), foram aprovadas no plenário da CLDF, na tarde desta terça-feira (23).

A primeira emenda autoriza a realização de concurso para novos servidores na Secretaria de Cultura nos cargos de analista de atividades culturais, técnico de atividades culturais e auxiliar de atividades culturais.

“Atualmente existem apenas 123 cargos ocupados de um total de 900, deixando 777 vagos ocasionando um déficit de enorme de servidores e sucateando a cultura da cidade, precisamos solucionar isso”, explicou Fábio Félix.

A segunda emenda aprovada autoriza a nomeação de novos músicos para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que também precisa de recomposição do quadro funcional.

“Com a nomeação de novos integrantes, será possível ocupar os mais de 37 cargos vagos e substituir os recém aposentados, além de realizar o rodízio dos músicos, o que reduz o impacto sobre a saúde dos profissionais”, afirmou o parlamentar.

É importante lembrar que a previsão de gastos que a Câmara Legislativa aprova na LDO não é impositiva, ou seja, a palavra final de onde alocar os investimentos será do governador Ibaneis.

Contudo, a aprovação dessas emendas é uma importante conquista. O GDF não poderá alegar falta de previsão orçamentária para contemplar a valorização de novos servidores para essas áreas.

Seguiremos ao lado das e dos servidores cobrando o cumprimento de todas as emendas aprovadas.

Valorizar o serviço público é melhorar o atendimento a toda população.