Com dificuldades provocadas pela pandemia, artistas de todo o DF se unem para apresentações virtuais e atividades de formação; projetos foram selecionados via Edital

Artistas e projetos culturais selecionados via Edital Realize — uma iniciativa do Gabinete 24 — inventaram novas formas de apresentar sua arte em tempos de pandemia. Assim surgiu o projeto Territórios Culturais, parceria entre o mandato do deputado Distrital Fábio Felix (PSOL), a Associação Artística Mapati e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Até 30 de novembro, projetos de diversas regiões do DF se apresentarão de forma virtual. A Etapa 1 do Territórios Culturais teve início em outubro. Coletivos e iniciativas culturais de recortes diversos estão tocando programas de defesa do direito à cidade e de promoção da cidadania por meio da arte. A rede envolve 14 iniciativas de oito Regiões Administrativas: Ceilândia, Plano Piloto, Guará, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Taguatinga e Samambaia.

De acordo com o deputado distrital Fábio Felix, a destinação de emendas para projetos culturais é um contraponto aos ataques que a cultura vem sofrendo. “Temos lutado contra o cancelamento de editais, como no caso do FAC, e contra o corte de receitas para as políticas culturais. Não existe cultura sem fomento”, afirmou. O parlamentar também destacou o papel econômico da cultura, que gera renda, emprego e aumenta a receita local.

Segundo a organizadora do projeto, Dayse Hansa, cerca de duas mil pessoas devem ser atingidas pela iniciativa. “Estamos gerando aproximadamente 70 empregos diretos e cerca de 200 indiretos”, reforça a gestora cultural. Dentre as iniciativas envolvidas na rede estão: Afro Comunidades; Amigos do Centro Histórico; Capital Grafitii; Casa Akotirene; Casa Roxa; Coletiva Pretinhas – Pretinhas em Ação; Da Barragem Pra Cá; Escola Livre Mercado Sul; Insurgências; Pilastra; Poesia Nas Quebradas; Poesia Noá; Sebastianas; e Território Paranoá.

Sobre a situação da produção cultural do DF em tempos de pandemia, Dayse revela “Todo o setor cultural está vivendo um tempo muito inédito, não que antes a gente não vivesse uma situação complicada, mas a pandemia de fato chegou para expor essa fatura. Nós temos uma fratura exposta e acredito que ações descentralizadas são importantíssimas e o projeto Territórios Culturais passa a ser imprescindível”.

Edital Realize

2019 foi um ano marcado por retrocessos nas políticas culturais. Cancelamento de editais, corte de verbas de fomento e criminalização da arte fizeram parte da estratégia de desmonte das políticas públicas de cultura. Com o objetivo de promover iniciativas com relevância histórica, cultural e social, o mandato do deputado Distrital Fábio Felix (PSOL) decidiu lançar o Edital Realize, que recebeu mais de 500 inscrições e abrange as áreas de educação e cultura.

Foram selecionados projetos que desenvolvem atividades nas diversas regiões do DF. O objetivo é ajudar essas iniciativas a se consolidarem enquanto políticas públicas permanentes nas RAs. Impacto social e descentralização territorial foram alguns dos critérios de seleção. Os selecionados residem ou têm atuação consolidada na região em que realizará o projeto.

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.