Nenhuma das 100 melhores escolas públicas do Brasil está no DF. Processo seletivo visa eleger projetos que contribuam para transformação social e melhoria dos índices educacionais

O Gabinete 24 está em busca de iniciativas pedagógicas inovadoras a capazes de transformar a realidade. Até o dia 1º de dezembro, comunidade escolar, docentes e alunos vão poder apresentar projetos que serão incluídos no orçamento de 2020. Trata-se do edital Realize, uma iniciativa do mandato do deputado Distrital Fábio Felix (PSOL).

educação

O objetivo é eleger iniciativas comunitárias que se destacam pela relevância social, além de promover a transparência, o controle de gastos e coletivizar o uso dos recursos públicos. Será destinado R$ 1 milhão para projetos de emenda na área de educação. As proposições deverão ter valor máximo de R$ 20 mil. Na primeira etapa, que é eliminatória, será necessário preencher um cadastro online com a descrição das iniciativas. No segundo momento, as equipes dos projetos selecionados vão apresentar suas propostas presencialmente no gabinete do parlamentar.

Contraponto à militarização das escolas

O objetivo do edital no âmbito da educação é selecionar projetos que melhor promovam a autonomia e a liberdade na educação, combatam a evasão escolar, a dificuldade de aprendizagem, o machismo, o racismo, a LGBTfobia, as desigualdades sociais ou quaisquer violações aos direitos humanos.

De acordo com o estudo ”Excelência com equidade no Ensino Médio”, da Fundação LEMANN, das 100 melhores escolas públicas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na Prova Brasil, nenhuma é do Distrito Federal. A pesquisa também indica que, entre os principais fatores que afetam a excelência das escolas, estão o engajamento de professores e de alunos e o protagonismo dos estudantes nos processos de aprendizagem.

“Sabemos que essa não é uma preocupação nas escolas militarizadas. Trata-se de um modelo que não tem nenhuma condição de impactar na melhoria da segurança pública e dos índices educacionais, tampouco de promover transformações sociais. Por isso, precisamos promover iniciativas que verdadeiramente mudem essa realidade”.

As inscrições e o edital estão disponíveis no site: https://fabiofelix.com.br/realize

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.