A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF, que tem como atual presidente o Deputado Fábio Felix (PSOL) realizará, nos dias 8 e 9 de outubro, o seminário Sistema Socioeducativo: Intersetorialidade e intervenções possíveis baseadas em evidências. O seminário discutirá temas centrais da socioeducação, em várias áreas, tendo como principal instrumento a base de dados para a construção da política de atendimento socioeducativo.

Neste seminário, o foco será a capacitação de profissionais e estudantes, portanto o evento priorizará a realização de oficinas formativas, além das palestras de abertura e encerramento. O evento será totalmente online e as inscrições podem ser feitas neste link.

Confira a programação:

8.10, às 9h30 • Mesa de Abertura: Apresentação de dados do Sistema Socioeducativo do DF
Convidades: Deputado Fábio Felix, CDCA DF, Deputada Arlete Sampaio, Deputado Leandro Grass, Secretaria de Justiça / Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, NEIJ – UnB, Julianna Rufino.

08.10, às 14h • Vulnerabilidade e Gênero
Mediadoras: Luana Euzébia, Andreia Reis, Julianna Rufino e Wesley Silva
Discutir a vulnerabilidade das mães do Sistema Socioeducativo do DF e as possíveis correlações desta com a trajetória infracional dos adolescentes, a fim de revisitar questões relativas às intervenções com as famílias, assistência e vulnerabilidade social e empregabilidade como fator de proteção.

08.10, às 14h • Vulnerabilidade e Formação profissional
Mediadoras: Júlia Galiza, Natália Almeida e Natalia Stanzioni 
Construir propostas de oportunidades de inserção profissional nas medidas socioeducativas, fomentando política de formação continuada que abarque o acompanhamento do adolescente desde a entrada até sua saída como egresso.

08.10, às 16h• Atendimento psicossocial enquanto fator de proteção no atendimento socioeducativo 
Mediadoras: Juliana Otoni, Dayane Silva e Thiago Bazi
Fomentar a discussão sobre o atendimento técnico socioeducativo como fator de proteção ao adolescente em acompanhamento no SSE DF, propondo estratégias de qualificação e ampliação da abrangência do serviço.

08.10, às 16h • Questões raciais, branquitude e intervenção no atendimento sistema socioeducativo
Mediadoras: Luana Euzébia, Julianna Rufino e Danielle Sanchez
Debater privilégios inerentes a condição de branquitude nos espaços de poder do SSE DF, a fim de propor agenda antirracista e de visibilização das questões raciais nos espaços de atendimento, de interlocução interinstitucional e de tomada de decisão.

09.10, às 10h • Diversidade e sistema socioeducativo: o atendimento à população LGBT
Mediadoras: Douglas o e Lucci Laporta
Fomentar a discussão sobre o atendimento à população LGBT no Sistema Socioeducativo do DF, promovendo revisão sobre a cultura institucional, qualificação do atendimento e ações institucionais de promoção de equidade de gênero.

09.10, às 10h • Política de atendimento socioeducativo para meninas
Mediadora: Luana Afonso e Perla Ribeiro
Debater sobre a construção de parâmetros para um atendimento socioeducativo a meninas que promova equidade de gênero, desde o atendimento inicial até a saída sistemática.

 09.10, às 14h • Saúde Mental e sistema socioeducativo 
Mediadoras: Iara Flor, Talita Oliveira e Lina Vilela
Elaboração de parâmetros para o atendimento em Saúde Mental de Adolescentes no SSE DF, desde a prevenção até a promoção da saúde do adolescente, fomentando o debate interinstitucional na construção de ações conjuntas.

09.10, às 16h • Mesa de encerramento do Seminário
Convidades: Deputado Fábio Felix, Deputado Renato Roseno (PSOL CE), PREMSE, NAJEMSE, VEMSE, Subsecretaria do Sistema Socioeducativo do DFA participação nas atividades confere emissão de certificado.

Se você é profissional das diversas áreas de atuação na área da infância e juventude, e lida com adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, é estudante de psicologia, serviço social, pedagogia e áreas afins ou ativista de Direitos Humanos, inscreva-se e participe.

O evento é realizado pela comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF com apoio da Associação dos Especialistas do Sistema Socioeducativo e Subsecretaria do Sistema Socioeducativo — GDF.

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.