Esta é a “Notícias da semana”, a newsletter semanal do mandato do Dep. Distrital Fábio Felix (PSOL/DF). Para se inscrever e receber este conteúdo diretamente no seu email, clique aqui.

Olá, Estamos muito orgulhosos porque nestes últimos dias nós do gabinete 24 representamos o Brasil na Conferência Internacional de Lideranças LGBTIs em Washington, Estados Unidos. É incrível ver as lutas pelas políticas públicas de defesa e promoção dos Direitos Humanos e direcionadas para a população LGBTI sendo tratadas como prioridade. 

O evento também trouxe o fortalecimento e  reconhecimento da importância das candidaturas LGBTIs eleitas por todo o mundo,  um fenômeno político que se intensifica cada vez mais.

No painel sobre desafios do Brasil, Fábio denunciou os ataques do governo Bolsonaro, internacionalizamos a gravidade dos fatos de sabotagem no caso Marielle. Também cumprimos uma agenda de diálogo com renomadas instituições que trabalham pela defesa dos Direitos Humanos, como a Human Rights Watch.

Uma experiência gratificante e orgulhosa do movimento que estamos ajudando a fortalecer aqui na Câmara Legislativa do DF. Saiba mais em nosso site.


E a militarização nas escolas volta a mostrar sua face autoritária. Na terça-feira uma professora do CED 07, em Ceilândia,  denunciou ação de um policial contra a sua liberdade e autoridade em sala de aula.  O PM disse à professora, dentro da sala de aula, que ela não teria autoridade sobre ele e que não era ela quem mandava ali – tudo isso em frente aos estudantes e de maneira irônica.

O papel da polícia nunca foi de embate com professores e mais uma vez o GDF se afasta da responsabilidade de cumprir sua palavra. A Comissão de Direitos Humanos e o Observatório da Militarização estão acompanhando o caso.

Confira a nota da CDH

E falando de ataques às instituições democráticas, acompanhamos de perto o golpe de Estado na Bolívia e a invasão da embaixada da Venezuela na última quarta-feira. Ainda bem que pudemos contar com o empenho da bancada federal do PSOL e de outros partidos, da militância e dos movimentos sociais para barrar mais uma ação desesperada da extrema-direita.

A Dep. Sâmia Bomfim e o Dep. Glauber Braga estiveram desde o início na embaixada e conseguiram ajudar na negociação com os invasores e as autoridades policiais, para que saíssem da embaixada.


Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro ainda pela manhã manifestou solidariedade à invasão da embaixada. É inadmissível que o filho do presidente, mais uma vez, faça uma declaração contrária à democracia.

E a Balbúrdia entrou na programação do Novembro Negro. Essa semana falamos sobre uma questão séria e que precisa ser enfrentada nos espaços políticos, educacionais e sociais: o racismo institucional. A pauta de negritude e igualdade racial precisa ser levantada para vencermos a narrativa que coloca negras e negros em lugares de submissão ou criminalização. 

Para mediar os debates convidamos Fábio Francisco, juiz e primeiro presidente negro da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e a Dani Sanchez, militante negra, makota (seu cargo religioso no candomblé) e assessora do mandato. A apresentação foi do Fábio!

Ouça agora e entenda os desafios da luta antirracista:

E tá chegando a nossa próxima Audiência Pública, que é pelo fim da violência obstétrica. Os direitos assegurados às mulheres gestantes estão enfraquecidos na rede pública de saúde, vitimizando mulheres pobres, negras e desinformadas sobre o parto humanizado. 

 Parir e nascer sem violência é um direito básico que está sendo negado.  Vamos discutir os obstáculos no DF e também encaminhar possíveis caminhos para mudarmos esta realidade. E, ao fim da audiência, teremos a cerimônia de comemoração das turmas do Curso de Doula, uma parceria do IFB Ceilândia e da Associação de Doulas do DF. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Não deixe também de acompanhar as nossas redes sociais para ficar sempre em dia com as novidades.

 

Um abraço,
Fábio Felix

Conheça a nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo o que acontece no mandato Fábio Felix e na Câmara Legislativa do DF. Enviamos apenas uma mensagem por semana no seu email.

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.