Esta é a “Notícias da semana”, a newsletter semanal do mandato do Dep. Distrital Fábio Felix (PSOL/DF). Para se inscrever e receber este conteúdo diretamente no seu email, clique aqui.

Oi,
Essa semana o assunto no DF foi os 100 dias do governo Ibaneis. Mesmo parecendo pouco tempo para avaliação da gestão, não pudemos deixar de contrapor a campanha falsamente positiva do GDF. Apontamos os projetos que o governo propôs, parte de uma agenda que não prioriza quem mais necessita, e a nossa ação em contraponto a cada um. Você se lembra deles?
A terceirização da saúde tem se mostrado inócua. O Hospital de Santa Maria, escolhido para o projeto piloto, não apresenta resultados melhores. São frequentes as reclamações de demora ou falta de atendimento. Já a militarização das escolas , que sequer mostrou eficácia, pasme, deve ser expandida para outras 36 unidades.
O projeto de redução do passe livre , que ainda está em tramitação na Câmara Legislativa mas não tem previsão de votação, revela a injustiça fiscal defendida por Ibaneis. Ele insiste em reduzir impostos pagos por ricos, enquanto trata Passe Livre Estudantil como privilégio. Se os estudantes que trabalham o dia todo para pagar a faculdade “não precisam de benefícios”, por que milionários podem pagar menos impostos na hora de receber herança ou transferir bens?
Leia o artigo do Fábio sobre os 100 dias no portal Metrópoles
Criamos o observatório da militarização! Desde que o modelo de gestão compartilhada se instalou em quatro escolas públicas do DF o mandato recebeu, por meio da Comissão de Direitos Humanos, denúncias de professores e alunos sobre o sistema implementado. Agora, com a institucionalização do Observatório , a CDH terá mais suporte para visitar e fiscalizar as escolas.
Conheça a iniciativa da CDH
Você viu? A PMDF divulgou uma portaria que obriga do uso de maquiagem pelas mulheres. Sem dúvidas, uma iniciativa retrógrada e amplamente criticada. Sabemos que assédio contra as mulheres acontece nos locais de trabalho e reforçar estereótipos de beleza em detrimento do conhecimento técnico contribui para reforçar o machismo institucional .
O mandato se posicionou contra a medida e pretende elaborar um projeto de indicação ao governo para revogar a obrigatoriedade de maquiagem, além de flexibilizar as regras para quem cumpre serviços administrativos.
Visitamos a unidade de internação de Santa Maria. A conversa foi com o grupo meninos e meninas da unidade que compartilharam a importância do combate às violências e discriminações. Acreditamos que esta pauta está diretamente ligada com o acesso à educação, e oportunidades para jovens egressos, por isso, estamos programando mais vistas às unidades do DF!
Ibaneis está propondo o fim da Agefis. O debate da pauta aconteceu durante a reunião na Comissão de Assuntos Sociais e a questão mais apontada foi o histórico de repressão praticada pela Agefis contra a população do DF. O governo caminha para a extinção da agência e pretende substituí-la por uma NOVA secretaria de governo, porém não queremos que seja mais uma ação inócua de uma gestão que governa para os ricos. O GDF precisa reformular a estrutura do atual modelo de fiscalização.
Nossa discussão vai além de uma simples substituição de órgão, precisamos de uma reformulação nas práticas de fiscalização. Isso foi o que defendemos na CAS. Confira no vídeo:
#AceleraSedest! A prova está se aproximando e o nosso último aulão também. O próximo Acelera Sedest vai ser no dia 23.04 (terça) e atenção: o conteúdo é específico para Serviço Social, com ênfase nas interpretações sobre concepções, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, neoliberaismo e social-democracia.
As vagas são limitadas, clique para se inscrever
Não deixe também de acompanhar as nossas redes sociais para ficar sempre em dia com as novidades.
Um abraço,
Fábio Felix