Esta é a “Notícias da semana”, a newsletter semanal do mandato do Dep. Distrital Fábio Felix (PSOL/DF). Para se inscrever e receber este conteúdo diretamente no seu email, clique aqui.

Oi,
Essa semana o assunto no DF foi os 100 dias do governo Ibaneis. Mesmo parecendo pouco tempo para avaliação da gestão, não pudemos deixar de contrapor a campanha falsamente positiva do GDF. Apontamos os projetos que o governo propôs, parte de uma agenda que não prioriza quem mais necessita, e a nossa ação em contraponto a cada um. Você se lembra deles?

A  terceirização da saúde  tem se mostrado inócua. O Hospital de Santa Maria, escolhido para o projeto piloto, não apresenta resultados melhores. São frequentes as reclamações de demora ou falta de atendimento. Já a  militarização das escolas , que sequer mostrou eficácia, pasme, deve ser expandida para outras 36 unidades.

 projeto de redução do passe livre , que ainda está em tramitação na Câmara Legislativa mas não tem previsão de votação, revela a injustiça fiscal defendida por Ibaneis. Ele insiste em reduzir impostos pagos por ricos, enquanto trata Passe Livre Estudantil como privilégio. Se os estudantes que trabalham o dia todo para pagar a faculdade “não precisam de benefícios”, por que milionários podem pagar menos impostos na hora de receber herança ou transferir bens?

 

Leia o artigo do Fábio sobre os 100 dias no portal Metrópoles

Criamos o observatório da militarização! Desde que o modelo de gestão compartilhada se instalou em quatro escolas públicas do DF o mandato recebeu, por meio da Comissão de Direitos Humanos, denúncias de professores e alunos sobre o sistema implementado. Agora, com a  institucionalização do Observatório , a CDH terá mais suporte para visitar e fiscalizar as escolas.

 

Conheça a iniciativa da CDH

Você viu? A PMDF divulgou uma portaria que obriga do uso de maquiagem pelas mulheres. Sem dúvidas, uma iniciativa retrógrada e amplamente criticada. Sabemos que assédio contra as mulheres acontece nos locais de trabalho e reforçar estereótipos de beleza em detrimento do conhecimento técnico  contribui para reforçar o machismo institucional .

O mandato se posicionou contra a medida e pretende elaborar um projeto de indicação ao governo para revogar a obrigatoriedade de maquiagem, além de flexibilizar as regras para quem cumpre serviços administrativos.

Visitamos a unidade de internação de Santa Maria. A conversa foi com o grupo meninos e meninas da unidade que compartilharam a importância do combate às violências e discriminações. Acreditamos que esta pauta está diretamente ligada com o acesso à educação, e oportunidades para jovens egressos, por isso, estamos programando mais vistas às unidades do DF! 

Ibaneis está propondo o fim da Agefis. O debate da pauta aconteceu durante a reunião na Comissão de Assuntos Sociais e a questão mais apontada foi o histórico de repressão praticada pela Agefis contra a população do DF. O governo caminha para a extinção da agência e pretende substituí-la por uma NOVA secretaria de governo, porém não queremos que seja mais uma ação inócua de uma gestão que governa para os ricos. O GDF precisa reformular a estrutura do atual modelo de fiscalização.

Nossa discussão vai além de uma simples substituição de órgão, precisamos de uma reformulação nas práticas de fiscalização. Isso foi o que defendemos na CAS. Confira no vídeo:

#AceleraSedest! A prova está se aproximando e o nosso último aulão também. O próximo Acelera Sedest vai ser no dia 23.04 (terça) e atenção:  o conteúdo é específico para Serviço Social,  com ênfase nas interpretações sobre concepções, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, neoliberaismo e social-democracia.

 

As vagas são limitadas, clique para se inscrever

Não deixe também de acompanhar as nossas redes sociais para ficar sempre em dia com as novidades.

 

Um abraço,
Fábio Felix

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba direto no seu email tudo o que acontece no mandato e na Câmara Legislativa do DF:

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.