Acesse todas nossas conquistas

LGBTQIA+

Serviço público

Antirracismo

Direitos Humanos

Segurança pública

Crianças e adolescentes

Direito à cidade

Mulheres

Educação

Saúde

Cultura

O MANDATO DA LUTA ANTIRRACISTA NO DF!

Ser um dos poucos parlamentares negros na história da CLDF é uma grande responsabilidade. A luta antirracista faz parte da minha trajetória, e no Gabinete 24 não poderia ser diferente.

Seja por meio de projetos de lei ou na destinação de emendas parlamentares para projetos da sociedade civil organizada, sempre atuamos nessa pauta. A luta antirracista é urgente e nosso trabalho na CLDF é complementar à histórica luta dos movimentos sociais nas ruas de todo o Brasil.

A Comissão de Direitos Humanos, da qual Fábio é presidente, colheu inúmeras denúncias de racismo e atuou, junto das vítimas e de suas famílias, para impedir a impunidade. Casos emblemáticos e que chocaram o DF contaram com a nossa atuação diligente e firme, pedindo a investigação e a responsabilização das condutas racistas. Tornamos a CDH uma referência de atuação na pauta racial!

Compartilhar

Principais ações

• Encaminhamento de denúncias de racismo aos órgãos de investigação e suporte às vítimas e familiares
• Aprovação do título de Cidadã Honorária de Brasília à Yalorixá Auta Maria de Jesus
• Criação do PL 2.394/2021, que institui diretrizes e ações para o Programa Distrital de Combate ao Racismo Religioso
• Criação do PL 1.998/2021, que cria a Semana Distrital em defesa da vida da juventude negra, a realizar-se entre 13 e 18 de maio
• Realização do #JulhoDasPretas, com debate sobre a ancestralidade e a resistência das mulheres negras do Brasil
• Realização da primeira roda de candomblé da história da CLDF
• Através do Edital Realize, financiamos projetos antirracistas, como o ‘Descolonizando a mente’, da Ceilândia. Os estudantes produziram e consumiram arte negra, além de aprender sobre o afroempreendedorismo
• Pedido de criação da Frente Parlamentar pela Diversidade Religiosa e em Defesa do Estado Laico

Compartilhar

Diversidade religiosa e defesa dos povos de terreiro

Nosso mandato criou uma cartilha de Regularização de Terreiros a fim de orientar e proteger os praticantes das Religiões de Matriz Africana. Também atuamos junto aos povos de terreiro para impedir ataques aos templos, vilipêndio e racismo religioso. Temos atuado para a regularização desses espaços a fim de garantir a proteção dos povos de santo em seu direito ao exercício da fé.

A Prainha também foi cenário de depredação e intolerância religiosa. Pedimos a investigação desses crimes e estamos cobrando a atuação rígida do poder público nestes casos. Nossa atuação durante os episódios de violência policial contra Terreiros – durante a caçada ao criminoso Lázaro – foi fundamental para resguardar a proteção dos templos das religiões de Matriz Africana no DF e no Entorno. É intolerável que o racismo religioso seja praticado pelo próprio estado.

Compartilhar

Para derrotar o fascismo é preciso se organizar.
FILIE-SE AO PSOL!

 

 

Precisamos somar forças, movimentar todas as RAs do Distrito Federal e trabalharmos juntos para lutar contra o conservadorismo.

 

Preencha nosso formulário ou envie um zap e faça parte dessa mobilização. Chega junto pra se envolver na mobilização pelo DF!

    Por favor, marque a caixa de comunicações.

    Preenchendo o formulário você concorda em receber mensagens relacionadas a questões políticas e sociais, mandato eletivo e campanha eleitoral do Fábio Felix via email, whatsapp e/ou outras plataformas. Para mais informações, veja nossa política de privacidade.