Um Festival cultural 100% online

 

Clique aqui e confira o resultado.

O projeto No Seu Quadrado tem por objetivo disponibilizar ao público acesso remoto a atividades formativas e realizações artísticas de diferentes linguagens produzidas no Distrito Federal, bem como viabilizar a atuação profissional e a remuneração de profissionais da economia criativa durante o período de suspensão de eventos e aglomerações no DF.

Nossos princípios são a Defesa dos Direitos Humanos, a Democratização da arte e a Valorização dos profissionais da Cultura.

As redes sociais escolhidas para a execução e divulgação das apresentações foram Youtube e/ou Instagram, portanto todo/a proponente deverá possuir uma conta em pelo menos uma das plataformas para participar do festival. Este chamamento público não possui financiamento ou relação com nenhuma das marcas citadas.

Esta iniciativa é financiada por Emenda Parlamentar do Deputado Distrital Fábio Felix (PSOL-DF). Após a seleção realizada por este chamamento público, as Apresentações Artísticas e Atividades Formativas escolhidas serão indicadas pelo gabinete 24 para terem seus recursos executados pelo Poder Executivo, sob responsabilidade da Secretaria de Cultura do DF. O orçamento será liberado por decisão do Poder Executivo, desde que o mandato cumpra todos os trâmites legais necessários.

Quem pode participar?

A inscrição neste chamamento público é gratuita, e pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. O processo de inscrição será realizado unicamente no site do Deputado Distrital Fábio Felix (PSOL-DF).

As remunerações individuais (por pessoa) para Apresentações Artísticas será de 500 reais e para Atividades Formativas será de 800 reais.

As inscrições são individuais. Casos excepcionais, como duplas ou bandas, serão avaliados pela banca de seleção, desde que o valor total do projeto não ultrapasse os 2 mil reais e não envolva aglomeração de pessoas.

Os participantes serão remunerados em até 15 dias após a realização da apresentação.

Todos os profissionais da cultura podem apresentar proposta, incluindo funções não artísticas como segurança, logística, cenografia, produção, gestão financeira, roadies, entre outros.

Não serão selecionados projetos que exponham trabalhadores, artistas e qualquer outra pessoa a condições de risco.

Projetos

Serão selecionados no mínimo 150 projetos de Apresentações artísticas e 60 projetos de atividades formativas.

Os projetos serão divididos em duas categorias:

1. Apresentações artísticas

“Live” (transmissão ao vivo) com conteúdo artístico autoral. Todas as linguagens serão aceitas. As performances deverão ser ao vivo e transmitidas via redes sociais do proponente.

Tempo mínimo de duração: 30 minutos

O material completo das apresentações deve ser gravado e publicado na íntegra no perfil do proponente em até 48 horas a partir da realização da “Live”, mantendo-se disponível e aberto ao público por no mínimo 7 (sete) dias.

2. Atividades Formativas

“Live” (transmissão ao vivo) com conteúdo técnico e instrucional sobre áreas técnicas da cultura e economia criativa.

Tempo mínimo de duração: 60 minutos

O material completo das atividades formativas deve ser gravado e publicado na íntegra no perfil do proponente em até 48 horas a partir da realização da “Live”, mantendo-se disponível e aberto ao público por no mínimo 7 (sete) dias.

Poderão ser ministrados cursos ou masterclasses nas áreas de Fotografia, Audiovisual, Gestão de Projetos e Eventos, Produção Cultural e de Eventos, Áreas técnicas de evento, Produção Musical, Áreas Técnicas de Shows e apresentações, Teatro, Design, Gastronomia, Artesanato, Artes Visuais, Cinema, Dança, Cenografia, Performances, Música, Circo, História da Arte e Serviços Complementares às Atividades Culturais como Áreas técnicas de evento e/ou de Shows, Produção Musical, dentre outros.

Sobre os direitos de uso

É assegurado ao autor a posse e a propriedade de todo produto artístico desenvolvido no âmbito do Festival No Seu Quadrado. Toda produção desenvolvida, entretanto, poderá ser utilizada e transmitida a qualquer momento, sem limite de vezes, pelo festival.

As produções de artes visuais deverão estar disponíveis para acesso online e poderão ser utilizadas em exposições físicas pelo Festival No Seu Quadrado até o dia 01/07/2021 (produções artísticas que não puderem ser transportadas ou utilizadas em exposições estão liberadas).

As “lives” das artes visuais poderão consistir em transmissão ao vivo da produção ou em diálogos sobre a obra e seu processo de realização.

Para inscrição de atividades formativas bastará comprovação de atuação profissional na área, não sendo necessária apresentação de proposta formatada de curso, oficina ou qualquer outra atividade.

Calendário

Inscrições
Até a meia-noite do dia 6 de abril de 2020

Divulgação do resultado
Até a meia-noite do dia 13 de abril de 2020

Execução das apresentações artísticas e formativas
Até o dia 27 de abril de 2020. As apresentações deverão seguir programação a ser definida posteriormente pela organização do Festival.

Inscreva-se

ATENÇÃO: O prazo para inscrições terminou. Muito obrigada a todas e todos que se inscreveram!

Clique aqui e confira o resultado da seleção.

Não há formato específico para a inscrição do projeto, podendo ser feito por escrito, vídeo, áudio ou qualquer outra formatação (no caso de vídeo ou áudio, enviar no email indicado no formulário ou disponibilizar na internet e enviar somente o link).

O proponente assume inteira responsabilidade pelas informações apresentadas na inscrição e compromete-se a não prestar informações falsas, violar direitos humanos ou incorrer em nenhum tipo de violação legal.

Não poderão participar pessoas físicas ou jurídicas que trabalhem ou prestem serviço à Câmara Legislativa do Distrito Federal. Também não poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que não possuam comprovada atuação no Distrito Federal e Entorno.

Seleção

A avaliação levará em conta a adequação das propostas ao objeto deste chamamento e o histórico profissional e artístico do proponente, bem como o impacto da suspensão de aglomerações no DF para manutenção das suas atividades profissionais.

A banca de seleção será composta por profissionais do setor artístico, e será divulgada nos próximos dias.

Considerações
finais

Situações não previstas neste edital deverão ser deliberadas pela banca de seleção.

A banca de seleção poderá sugerir adequações aos projetos, a fim de viabilizar a melhor adequação a este chamamento.

Dúvidas ou sugestões poderão ser enviadas ao email festivalnoseuquadrado@gmail.com

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.