Esta é a “Notícias da semana”, a newsletter semanal do mandato do Dep. Distrital Fábio Felix (PSOL/DF). Para se inscrever e receber este conteúdo diretamente no seu email, clique aqui.

Oi,

Esta semana abraçamos o ensino público e gratuito. O ato na Universidade de Brasília foi na terça, quando nos somamos às manifestações de outras cidades em repúdio ao corte na educação promovido pelo governo Bolsonaro. Foram mais de 300 pessoas de mãos dadas para proteger nosso ensino público, plural e democrático.

Tivemos o apoio de parlamentares distritais e federais do DF, além de companheiros de outros Estados, como Marcelo Freixo (RJ) e Fernanda Melchiona (RS). O projeto que tem como objetivo sucatear a educação pública e gratuita no país exige que a população vá às ruas protestar.  Não vai ter corte, vai ter luta! 

Lançamos o Balbúrdia, podcast do Gabinete 24, que já está disponível no SoundcloudSpotifyYoutube e  iTunes. Neste primeiro episódio conversamos sobre os cortes nas universidades e convocamos a população para o enfrentamento aos desmandos do governo Bolsonaro.

Confira no player de sua preferência e não se esqueça de se inscrever ?

Na quarta ficamos muito preocupados. Recebemos a notícia de que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF suspendeu resultados do FAC (Fundo de Apoio à Cultura). No momento em que o governo ganhou a liminar que garante os recursos do fundo constitucional,  a cultura não pode ser prejudicada tão gravemente  .

O mandato participou do ato, na quinta à tarde, em defesa do FAC. Confira fotos do ato e continue acompanhando os desdobramentos da situação nas nossas redes.

Além disso, também foi oficializada a intenção do GDF em privatizar Metrô. Pois é… depois de tentarem andar com o projeto às escuras, o GDF agora faz o chamado à iniciativa privada. Sem dados, estudos técnicos e em plena greve pelo pagamento de reajustes prometidos há anos, o governo avança contra a população do DF.

Precisamos urgentemente nos mobilizar contra esta medida. Especialistas refletem sobre as experiências de concessões em outras cidades, como por exemplo, em São Paulo. Ao contrário da expectativa,  a iniciativa privada não resolve os déficits públicos nem as necessidades de mobilidade da população.  Não podemos repetir no DF os clássicos erros de privatizações: repasse de fontes de receitas, precarização das relações trabalhistas e falta de fiscalização do fluxo de recursos entre os contratos.

Inclusive, tocamos na tribuna do plenário o áudio de Ibaneis durante sua campanha para relembrá-lo de seus compromissos contra a privatização. Quando um governo tenta tornar os  direitos sociais em uma atividade lucrativa para empresários, toda a população sai perdendo. 

Ontem (quinta) foi um dia de muito aprendizado. Cheguei ao Rio de Janeiro para cumprir uma longa agenda de trabalho organizada em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF.  Estamos colhendo experiências de sucesso e abrindo novos espaços de diálogo sobre políticas públicas com organismos, instituições e parlamentares locais. 

Me reuni com gestores do Instituto Igarapé; com a deputada Dani Monteiro (PSOL/RJ) da Alerj; com a vereadora Mônica Francisco (PSOL/RJ), com a Anistia Internacional; com a Justiça Global, entre outras reuniões e atividades.

E hoje foi dia de ir até o Morro do Alemão com o querido Raull Santiago, comunicador e fundador do Coletivo Papo Reto – coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha. Tem material novo vindo aí! Acompanhe as nossas redes sociais nos próximos dias para não perder as novidades.

Atuar no serviço social é um ato resistência. Em tempos de retrocessos fica ainda mais evidente a importância da luta pela permanência das políticas sociais. As tentativas de desmonte no âmbito distrital e nacional mostram a necessidade de nos unirmos contra esses ataques.

Na próxima semana comemoramos o  Dia do/a Assistente Social e vamos fazer uma sessão solene em homenagem . Esperamos todas e todos aqui na Câmara Legislativa do DF na segunda-feira (13). Confirme presença no evento

Partiu feijoada? Nós do Gabinete24 estamos promovendo mais uma ação de arrecadação para realizarmos o sonho de construir a casa de duas companheiras de luta, a Zezé e a Amparo ?

A feijoada é no mês que vem, mas o ingressos já estão à venda. Ah sim, nossa feijoada terá opção vegana! Chama todo mundo e vem participar desse grande momento de solidariedade ?

Os convites estão disponíveis com a equipe do Gabinete24 e online: vou comprar agora mesmo!

Não deixe também de acompanhar as nossas redes sociais para ficar sempre em dia com as novidades.

 

Um abraço,
Fábio Felix

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba direto no seu email tudo o que acontece no mandato e na Câmara Legislativa do DF:

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.