Igualdade racial e enfrentamento à intolerância religiosa
O racismo é um dos maiores desafios sociais a serem superados. A questão racial perpassa por diversas pautas em que o Gabinete 24 atuou em 2019, como segurança pública, acesso à educação, sistema socioeducativo, política de drogas, violência de gênero, trabalho e renda, por exemplo. O Gabinete 24 também esteve ao lado dos terreiros e casas de santo que sofreram ataques ao longo ano. Infelizmente o preconceito e intolerância levam a consecutivas denúncias e casos de fiscalização abusiva.
O dep. Fábio Felix, em conjunto com demais parlamentares, criou a Frente Parlamentar pela Diversidade Religiosa e em Defesa do Estado Laico. Não podemos aceitar qualquer tipo de intolerância religiosa, o legislativo e o executivo têm a obrigação de garantir a laicidade e que todas as religiões sejam praticadas no DF. Repudiar não é o bastante, precisamos acompanhar as investigações e cobrar a responsabilização. As denuncias recebidas estão sendo acompanhadas pela Comissão de Direitos Humanos da CLDF.
Em novembro, em conjunto com diversos movimentos e organizações da cidade, foi realizado o Novembro Negro, que levou pela primeira vez para a Câmara Legislativa do DF uma emocionante roda de candomblé, que trouxe também elementos da umbanda e representantes de diferentes religiões de matriz africana. As atividades também trouxeram a exposição fotográfica “Reintegração de Posse” para a CLDF, trabalho realizado por professores, estudantes e historiadores que recontam as narrativas da população negra no DF.