O racismo é um dos maiores desafios sociais a serem superados. A questão racial perpassa por diversas pautas em que o Gabinete 24 atuou em 2019, como segurança pública, acesso à educação, sistema socioeducativo, política de drogas, violência de gênero, trabalho e renda, por exemplo. O Gabinete 24 também esteve ao lado dos terreiros e casas de santo que sofreram ataques ao longo ano. Infelizmente o preconceito e intolerância levam a consecutivas denúncias e casos de fiscalização abusiva.

O dep. Fábio Felix, em conjunto com demais parlamentares, criou a Frente Parlamentar pela Diversidade Religiosa e em Defesa do Estado Laico. Não podemos aceitar qualquer tipo de intolerância religiosa, o legislativo e o executivo têm a obrigação de garantir a laicidade e que todas as religiões sejam praticadas no DF. Repudiar não é o bastante, precisamos acompanhar as investigações e cobrar a responsabilização. As denuncias recebidas estão sendo acompanhadas pela Comissão de Direitos Humanos da CLDF.

Imagem de um totem da exposição, com foto de uma mulher negra envolta em plumas cantando ao microfone.
Exposição Reintegração de Posse, no Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF. Foto: Alexandre A. Bastos

Em novembro, em conjunto com diversos movimentos e organizações da cidade, foi realizado o Novembro Negro, que levou pela primeira vez para a Câmara Legislativa do DF uma emocionante roda de candomblé, que trouxe também elementos da umbanda e representantes de diferentes religiões de matriz africana. As atividades também trouxeram a exposição fotográfica “Reintegração de Posse”  para a CLDF, trabalho realizado por professores, estudantes e historiadores que recontam as narrativas da população negra no DF.

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.