O IX Seminário do Patrimônio Cultural de Planaltina, organizado pela Associação Amigos do Centro Histórico de Planaltina e pela Rádio Utopia, foi um momento de reflexão sobre os desafios de preservação do patrimônio histórico da cidade mais antiga do DF. A equipe do gabinete propôs a criação de Grupo de Trabalho pela preservação da cidade.

Nesta sexta-feira, representantes do mandato do deputado Fábio Felix compareceram ao Seminário realizado na Igreja de São Sebastião, uma edificação do século XIX, importante remanescente da história do Distrito Federal e do Brasil central. Apesar de possuir patrimônio centenário e de sua relevância para a história de Brasília e do Brasil, são muitos os desafios enfrentados pela comunidade de Planaltina. A ausência de uma política de preservação patrimonial e cultural para a região colocam em risco parte da história do país, e demandam de atenção imediata das autoridades.

Após conversa com os moradores e lideranças comunitárias, o mandato do deputado Fábio Félix acredita que a atuação deve se dar de forma integrada, envolvendo outros parlamentares, o Poder Executivo, pesquisadores, técnicos, população, já que os desafios são diversos, tanto no que tange à preservação do patrimônio material e imaterial, quanto relativas às questões fundiárias e ambientais.

Para Simone Macedo, fundadora da Associação, “Fábio Félix é um parlamentar que será sensível à pauta da preservação do Centro Histórico de Planaltina e importante articulador para atender as lutas que travamos, como a salvaguarda da Igreja de São Sebastião e a transferência da gestão do Museu Histórico à Secretaria de Cultura do GDF, órgão com competência técnica e estrutura adequada para esta finalidade”. O Gabinete 24 atuará junto à comunidade de Planaltina, lutando pela garantia de seus direitos, pela preservação de sua história e pela valorização de uma das regiões que mais contribuíram para o crescimento do país. A equipe técnica do mandato, ao sugerir a criação do GT, busca fortalecer e ampliar esta rede em Defesa da Memória e do Direito à Cidade.

 

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.