Denúncias motivaram pedido de parlamentares para criação de Comissão Especial

Denúncias de profissionais da Secretaria de Saúde e de pacientes com suspeita de Coronavírus motivaram o pedido de criação de uma Comissão Especial da Câmara Legislativa do DF para investigar o tema. De acordo com relatos registrados via Comissão de Direitos Humanos, os procedimentos anunciados pelo GDF para evitar uma epidemia de Coronavírus na cidade não estão sendo cumpridos. Falta de isolamento de pacientes, estrutura física inadequada, falta de treinamento das equipes e demora no atendimento de prováveis casos são alguns dos problemas relatados.

A Comissão Especial foi proposta pelo Deputado Distrital Fábio Felix (PSOL) e tem a tarefa de realizar diligências no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), unidade referência para o tratamento do Coronavírus no DF. A comitiva de deputados começará a série de visitas com o objetivo de avaliar a estrutura física do HRAN e colher depoimentos de gestores, pacientes e profissionais da Secretaria de Saúde. Também o requerimento que institui a Comissão Especial os *deputados Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (Rede), Rodrigo Delmasso (Republicanos), Martins Machado (Republicanos), Reginaldo Sardinha (Avante), João Cardoso (Avante), Jaqueline Silva (PTB), Roosevelt Vilela (PSB), Daniel Donizete (PSDB) e Hermeto (MDB).

“Os relatos dos servidores e dos pacientes que buscaram a saúde pública são muito preocupantes. Cuidados básicos não estão sendo cumpridos, como atendimento prioritário e isolamento imediato de casos suspeitos. A higiene da área restrita foi contestada e a estrutura do HRAN também foi colocada em xeque, já que não possui condições básicas para o isolamento adequado de pacientes”, alega o presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF, deputado Fábio Felix (PSOL).

“A situação no HRAN é dramática. Faltam insumos para o tratamento adequado dos pacientes, mesmo com a situação de emergência decretada pelo GDF. O GDF precisa dar respostas eficazes para essa demanda”, alerta a deputada Arlete Sampaio, que é médica. Amanhã (11), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, se reunirá com os parlamentares na Câmara Legislativa para tratar do tema.

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.