No mesmo dia em que protocolou ofício cobrando explicações de Ibaneis, Fábio Felix se reuniu com representantes da pauta de direitos humanos.

A invisibilização da pauta de Direitos Humanos por parte do Governo do Distrito Federal preocupa não só o Distrital Fábio Felix, mas os gestores e representantes da pauta. De fora da nova estrutura administrativa do GDF, a temática foi debatida hoje (10) em visitas do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF a importantes espaços de proteção da diversidade. Felix se comprometeu a ser o porta-voz dos segmentos na Câmara Legislativa, além de pressionar o executivo local para que não haja retrocessos.

Os locais visitados pelo Distrital foram: CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) da Diversidade, Ambulatório Trans e a Diretoria da Diversidade da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo dos encontros foi acolher demandas e pensar em estratégias para o fortalecimento dos equipamentos e dos serviços ofertados à população.

Direitos Humanos fora de pauta para o GDF

A antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) foi desmembrada. As três primeiras pastas da sigla ganharam mais autonomia administrativa. “O Decreto de reestruturação coloca Direitos Humanos e Igualdade Racial sob a tutela da pasta de Justiça e Cidadania, mas não existe nenhuma menção expressa às duas áreas, o que é um absurdo. Pautas fundamentais são simplesmente ignoradas pelo governo, que deveria protegê-las e ampliá-las”.

O requerimento de pedido de esclarecimentos foi protocolado na manhã de hoje (10). Nele, o Distrital solicita que gestão Ibaneis informe como pretende promover os direitos e garantias que estavam assegurados pela Sedestmidh, e que incluem combate à LGBTfobia, proteção e promoção dos direitos das mulheres, das pessoas idosas, além do combate do racismo, entre outras pautas.  O parlamentar pede, ainda, esclarecimentos a respeito da localização institucional do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente na nova organização administrativa do GDF.


Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.