Deputado pede que GDF e IGES sejam investigados por negligência em mortes de crianças

O deputado Distrital Fábio Felix (PSOL-DF) representou ao Ministério Público do DF pedindo que as falhas que levaram
dois bebês e uma criança à morte sejam investigadas. Jasminy Cristina, de um mês de vida; Enzo Gabriel, de um ano; e Anna Júlia Galvão, de 8 anos, morreram durante atendimentos na rede pública de saúde do DF.

O documento encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde – PROSUS/MPDFT destaca que “o serviço de saúde pediátrico passa por grave crise no Distrito Federal. Em um mês, houve três óbitos de crianças que buscaram atendimento na rede pública de saúde, o que indica, no mínimo, insuficiência dos serviços prestados ou mesmo negligência, a ser apurada”.

“A saúde do DF colapsou e não vemos medidas enérgicas por parte do governo para enfrentar essa situação. Em nossas diligências nas unidades de saúde temos constatado a superlotação das unidades, falta de leitos e de insumos básicos, carência de profissionais e, principalmente, falta de retaguarda hospitalar, com pacientes em estado grave internados há dias nas UPAS, que não são lugares adequados para internação”, destaca Fábio Felix.

SEI_1675902_Representacao