O parlamentar teve acesso a documento da Secretaria de Mobilidade que indica a concessão da operação, manutenção e gestão do Metrô para a iniciativa privada

A privatização do Metrô está na pauta da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal. Procurado por servidores da Companhia, que não foram consultados sobre a medida, o deputado Distrital Fábio Felix teve acesso a documento que tramita no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do GDF. Destinado ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, despacho da Semob pede o aval do órgão à concessão do Metrô para a iniciativa privada. Diante da falta de diálogo com os trabalhadores da Companhia e com a Câmara Legislativa, o líder da Minoria, deputado Distrital Fábio Felix, solicita que o GDF dê publicidade aos dados e estudos que embasaram essa decisão.

“Somos contrários à privatização do Metrô e entendemos que os serviços ofertados vão ser qualificados a partir da convocação de concursados, expansão da malha metroviária e investimentos no sistema. Já existe, inclusive, aporte de recursos do Governo Federal para essas melhorias. O governador e o secretário de Mobilidade precisam prestar esclarecimentos para a população do DF”, declara o parlamentar do PSOL. O Requerimento de Informações ressalta, ainda, que “as privatizações do transporte público em todo o Brasil não foram bem-sucedidas. Ao contrário, encareceram a vida das pessoas e não solucionaram supostos déficits públicos, enriquecendo empresários às custas de dinheiro público”.

O documento é destinado à Secretaria de Transporte e Mobilidade e exige acesso às cópias dos pareceres enviados pela Semob para o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, além de envio integral de todo o processo para análise da Câmara Legislativa do DF. “Aguardamos as respostas deste requerimento com celeridade para que possamos fazer o debate franco com a sociedade”, finaliza o deputado Fábio Felix.

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.