CLDF realiza o 5º Seminário LGBTQIA+ no mês de Junho
Nos últimos anos, acompanhamos no Brasil uma ofensiva contra a resolução histórica do Conselho Federal de Psicologia que proíbe as chamadas “terapias de conversão”, utilizadas com o intuito de reprimir a orientação sexual e a identidade de gênero das pessoas LGBTQIA+.
Esse não é um movimento isolado. Fundamentalistas religiosos, aliados à extrema direita, se organizam em todo o mundo para normalizar e institucionalizar a chamada “cura gay”.
Milhares de LGBTs em todo o mundo ainda são vítimas desse tipo de tortura psicológica e até física, oferecida por pessoas e entidades que cometem charlatanismo para propagar a LGBTfobia.
Ao menos 15 países já possuem algum tipo de proibição das “terapias de conversão”, entre eles estão Canadá, Bélgica, Alemanha, França, Nova Zelândia, Islândia, Espanha e, mais recentemente, o México (ILGA).
Precisamos nos organizar politicamente para criminalizar em todo o Brasil esse tipo de conduta, que submete as pessoas LGBT+ aos tratamentos mais degradantes e a todo tipo de violação dos seus direitos humanos.
Por isso, dia 13 de Junho de 2024, realizaremos a 5ª edição do Seminário LGBTQIA+ da Câmara Legislativa do DF. Este ano, nosso tema é: “Preconceito tem cura: Pelo fim dos armários e das terapias de conversão”.
Vamos receber especialistas, ativistas, organizações da sociedade civil e governamentais para discutirmos os danos para a saúde causados por esse tipo de prática, além de buscar soluções para garantir que a comunidade LGBT+ tenha uma vida longínqua e protegida pelo Estado.
O seminário é uma realização do mandato do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), da Frente Parlamentar para Proteção e Promoção da Cidadania LGBTI+ da CLDF e conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Faça já sua inscrição: https://bit.ly/VSeminarioLGBTCLDF
:: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: ::
Programação:
13h – Mesa de abertura
15h – Painel 1: Gerações LGBTQIA+: os desafios da LGBTfobia na infância, juventude e terceira idade
16h15 – Apresentação de ballroom
16h30 – Coffee Break
17h – Painel 2: Cure seu preconceito: a tortura por conversão sexual e de identidade de gênero