A nossa geração nunca se deparou com governos tão autoritários como os que hoje atacam duramente os nossos direitos sociais e atropelam as garantias democráticas conquistadas com muita luta.

Temos o desafio de organizar a esquerda no Brasil e no DF para derrotarmos os projetos antidemocráticos dos governos Bolsonaro e Ibaneis. Nesse contexto, é muito importante ouvirmos e dialogarmos com o renomado sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, que vem à Câmara Legislativa do DF nesta quinta-feira, dia 24, lançar o seu livro “Esquerdas do Mundo Uni-vos”, publicado pela Boitempo Editorial.

Quais são os possíveis rumos das esquerdas? Quais os caminhos para uma luta unificada internacional? Boaventura de Sousa Santos faz um panorama crítico do interregno pós-crise de 2008. O desmantelamento da democracia no Brasil, as dificuldades do processo de paz na Colômbia, a crise institucional no México, os desafios do Podemos espanhol, as novas facetas do imperialismo e a experiência portuguesa, que possibilitou o único governo de esquerda na Europa atual, são as conjunturas que o autor analisa a fim de nos de oferecer elementos para o combate ao neoliberalismo e propostas para o futuro da esquerda mundial.

O livro foi lançado simultaneamente em Portugal, Brasil, Colômbia, México e Espanha. A edição brasileira, além de contar com uma longa introdução do autor sobre a crise da democracia no país, tem prefácios de Manuela D’Ávila, Sônia Guajajara, Nilma Gomes, e textos de Tarso Genro e Guilherme Boulos.

O lançamento acontecerá no auditório da CLDF, a partir das 18h30. A entrada é gratuita, mas para participar é necessário realizar inscrição no Sympla.

Conheça nossa Newsletter!

Inscreva-se para receber informações toda semana sobre o trabalho do mandato na Câmara Legislativa do DF.

Obrigado! Sua inscrição foi confirmada.