2021 é o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil e nós, aqui na Câmara Legislativa do DF, também teremos ações e práticas legislativas para ajudar a erradicar o trabalho infantil em todo o mundo. Os dados nos mostram que essa realidade ainda faz parte da vida de muitas pessoas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2019, havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil!

12 de junho é Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, data de luta para o esforço coletivo para acabar o ciclo de crianças e adolescentes que precisam assumir a responsabilidade de ajudar ou assumir funções de trabalho para levar comida pra mesa. Um dano irreparável causado pela falta de políticas assistenciais do próprio governo. A pandemia certamente levou mais famílias para esta luta diária por sobrevivência.

Assim como em diversos países, também temos questões crônicas que impedem de avançar na luta, entre elas a crença cultural de que o trabalho dignifica a criança. Nunca foi necessário tal esforço físico, psicológico e emocional para determinação de sucesso na vida adulta.

Trabalho infantil é uma grave violação de direitos, deve ser combatido e jamais romantizado! Dia 11/06 temos uma Audiência Pública para marcar a luta mundial. O direito de uma infância e adolescência com acesso a saúde, educação, moradia, alimentação e a brincadeiras é a força motriz que nos levará a uma sociedade mais justa.

Se inscreva e participe!

Preencha o Formulário e se inscreva para participar da Audiência Pública

Obrigado!

Seu pedido foi enviado com sucesso.