A escola é o principal espaço de sociabilização de crianças e adolescentes. É no espaço escolar que nós aprendemos sobre as relações de amizades, afetos, hierarquia, responsabilidades e múltiplas aprendizagens. É a escola que nos apresenta o conhecimento do mundo, da história do presente, do passado e as possibilidades para o futuro. A escola deve ser um lugar seguro, de acolhida e de acesso e permanência das e dos estudantes.

Mas, e quando a família e  a escola não são espaços de amor e cuidado? Quando se tornam inseguras e violentas? Muitas vezes, quem deveria proteger, desprotege! Por isso, é fundamental que as múltiplas diversidades de famílias e instituições de ensino sejam fortalecidas contra todas as formas de violências. É fundamental combatermos a evasão escolar por pessoas LGBTI+.

As pessoas que atuam como profissionais da educação têm o dever de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes de forma que estes se sintam parte integrante da comunidade escolar.

Pensando nisso, o mandato do deputado distrital Fábio Felix (PSOL) e a Frente Parlamentar para Proteção e Promoção da Cidadania LGBTI+ produziram a cartilha “Escola de todas as cores: construindo uma sociedade de proteção às diversidades“.

Leia, salve e compartilhe! 

➡️ BAIXE AQUI O PDF

Cartilha_Escola-de-Todas-as-Cores_2023-FF