O Gabinete 24, mandato do deputado Fábio Felix (PSOL-DF), realiza nesta quarta-feira (21), às 10h no Plenário da CLDF, Audiência Pública para debater o ‘Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes – Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos’.

O Distrito Federal tem tido os serviços de proteção aos direitos de crianças e adolescentes cada vez mais sucateados na gestão Ibaneis. Faltam investimentos nas estruturas e recursos humanos para enfrentarmos as violências, bem como garantir dignidade no atendimento quando seus direitos foram violados.

Em 2016, foi inaugurado o Centro Integrado 18 de Maio, com o objetivo de ser um equipamento público de atendimento integrado e humanizado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, visando a proteção integral. Este serviço foi estruturado para atuação conjunta da rede, num mesmo espaço de atendimento, com objetivo de aproximar a proteção e a responsabilização, evitando a revitimização das vítimas. Mas, infelizmente este serviço não é valorizado pelo GDF.

O Centro Integrado e a pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA), sobre as situações dos serviços e dados de violências contra crianças e adolescentes serão apresentados nesta Audiência. 

Esperamos vocês para debater políticas públicas e a manutenção dos direitos de crianças e adolescentes do Distrito Federal.