Foi aprovada, em Sessão Plenária nesta terça-feira (21), a Moção de Repúdio, de autoria do deputado Fábio Felix (PSOL-DF), contra o Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e seu discurso transfóbico proferido na tribuna da Câmara Federal em 08 de março de 2023.

“Estamos falando de um dos segmentos que mais sofrem violência, o Brasil é pelo 14º ano consecutivo o país que mais mata pessoss trans, 90% das mulheres trans estão na prostituição compulsória
pela falta de empregabilidade, de escolarização, de inclusão. Não se pode desumanizar, desqualificar e transformar em chacota um segmento da população, porque isso cria gatilhos na sociedade de estímulo ao ódio”, ressaltou Fábio.

Ao finalizar seu discurso, o deputado sugeriu uma reflexão aos demais colegas presentes. “Estamos falando de pessoas em situação de vulnerabilidade, não estamos falando em relação ao que você pensa sobre elas, mas sim sobre os direitos civis e humanos das pessoas trans. Quando se desqualifica um ser humano daquela forma, o ataque é a todas as pessoas, essa não é a sociedade na qual eu quero viver”, concluiu.

Após bastante discussão, a moção de repúdio foi aprovada por doze votos a favor e sete contra. Confira abaixo com votou cada deputado:

Confira abaixo a Moção completa:

MO-57_2023-Mocao-57_2023-Deputado-Fabio-Felix-61897