Nós do mandato do deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) e do movimento de juventude Juntos! apresentamos nos últimos dias um projeto de lei pra garantir o transporte público gratuito nos dias de eleição. A ideia segue decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou prefeituras a disponibilizarem de graça o transporte público no segundo turno.

Depois de muita pressão de toda a sociedade, do STF e de outros órgãos públicos, a Justiça deu ganho de causa a uma ação da Defensoria Pública e determinou que vai ter passe-livre nesse segundo turno no Distrito Federal!

Agradecemos a todos e todas que assinaram nosso abaixo-assinado e mostraram que somos muitos em defesa da democracia. Não fosse a nossa pressão e a de tantos outros autores, certamente Ibaneis teria recorrido ou criado dificuldades para não obedecer a decisão.

Como vai funcionar

Segundo o GDF, o metrô e os ônibus do transporte público coletivo irão funcionar com catraca liberada, entre 6h e 19h do próximo domingo (30). Os ônibus vão circular nos horários da tabela de sábado, com reforço de viagens nas linhas mais demandadas, no sentido de aumentar a oferta de ônibus no domingo de eleições.

Além disso, a Semob vai adotar a tabela de dia útil nas áreas rurais, para que não falte transporte público aos eleitores de todo o DF. Já o metrô terá funcionamento especial, com viagens a partir das 6 horas da manhã.