A solenidade de premiação ocorrerá no dia 06.12 às 19h no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal e será transmitido ao vivo. Iniciativa busca valorizar o trabalho de defensoras e defensores de direitos humanos com atuação no DF.

Foi anunciado hoje (sexta, 26.11) o resultado da seleção de ativistas e entidades que irão receber o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos em 2021. Confira a lista aqui.

Organizado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da CLDF, a iniciativa busca reconhecer e valorizar o trabalho de defensoras e defensores de direitos humanos em diversas áreas de atuação. O processo de indicações foi realizado através de um formulário online, em que foram recebidas sugestões de organizações da sociedade civil, ativistas, serviços públicos, jornalistas, reportagens ou veículos de comunicação, trabalhos acadêmicos e empresas que se destacaram na defesa dos direitos humanos no Distrito Federal. Qualquer pessoa poderia se indicar ou fazer uma indicação, desde que não fosse servidor(a) da CLDF.

.

Marielle Franco: uma trajetória em defesa dos mais vulneráveis

Marielle Franco foi vereadora pelo estado do Rio de Janeiro. Sua atuação em movimentos sociais e no mandato foi centrada na defesa dos direitos das mulheres, da população negra, vulnerável e periférica. Marielle também trabalhou na Coordenação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados e, até hoje, o crime não foi elucidado.

“A execução de Marielle é um ataque direto à Democracia. Não podemos aceitar que uma representante do povo, legitimamente eleita, tenha sua vida encerrada durante o seu mandato por representar os direitos das minorias. Mais do que nunca, é imprescindível valorizar as iniciativas que colaboram para a construção da justiça social”, alegou o deputado Distrital Fábio Felix.