Vacina para todos já!

Sr. Governador,
A pandemia devida ao novo Coronavirus tem assumido, no Brasil, proporções alarmantes. A situação é desesperadora em muitos Estados brasileiros. Temos assistido a cenas chocantes, com pacientes desamparados diante da falta de leitos de UTI. Cenas que jamais pensamos pudessem acontecer em nosso país, como a falta de oxigênio no Amazonas, com pessoas morrendo por asfixia.

Inimaginável também pensar que o Brasil seria socorrido pela Venezuela!

É evidente a falta de coordenação do Ministério da Saúde e do Governo Federal no enfrentamento à pandemia no Brasil.

Na última semana o Distrito Federal também começou a experimentar o crescimento do número de casos novos e de mortes. Diante deste crescimento que já ameaça produzir um colapso do nosso sistema de saúde, julgamos acertada a decretação do lockdown e a decisão de início do semestre escolar sem aulas presenciais. No entanto, Governador, queremos chamar sua atenção para a insuficiência destas medidas. Elas são necessárias, ressaltamos, mas insuficientes. O uso de máscara, a higienização das mãos e o isolamento social são os recursos de que dispomos hoje. Mas, se quisermos retomar plenamente a dinâmica econômica no Distrito Federal, como é o desejo de todos e todas, precisamos de VACINAS!

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal nos ajuda a encontrar o caminho da solução mais apropriada para superarmos a atual situação. Diante do atraso da oferta de Vacinas pelo Ministério da Saúde, propomos que o seu Governo adquira diretamente dos fabricantes as Vacinas de que precisamos. O GDF tem recursos suficientes para adquirir todas as Vacinas necessárias à imunização de mais de 70% de nossa população. Há inúmeras opções de Vacinas já testadas e aprovadas por Agências Reguladoras reconhecidas no mundo. Aqui mesmo no DF está sendo produzida a Vacina Sputnik V. O FDA americano acaba de validar a Vacina da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson), a Anvisa já validou para uso em massa a Vacina da Pfeizer. Enfim, são várias as possibilidades.

Desta forma, Governador, poderíamos encurtar o sofrimento dos que querem reabrir os seus negócios e dos que precisam trabalhar; poderíamos retomar as aulas presenciais, poderíamos aliviar a carga sobre o sistema de saúde.

Esse é o apelo que lhe fazemos, na condição de representantes eleitos pela população do nosso Distrito Federal.

Vacina para todos já!

Assinam:


Arlete Sampaio – Presidente da CESC – CLDF

Fábio Felix – Presidente da Comissão Especial pela Vacinação – CLDF

Chico Vigilante – Presidente da CDC – CLDF

Leandro Grass – Vice-Presidente da CESC – CLDF