“A cultura foi uma das pautas mais priorizadas em nosso primeiro ano de mandato, sobretudo diante dos ataques brutais que tem sofrido tanto por parte do governo Bolsonaro quanto por parte do governo Ibaneis”, salienta o deputado Distrital Fábio Felix ao fazer um balanço da atuação do mandato na área. O Gabinete 24 se uniu à comunidade artística para tentar barrar os cortes de editais da área – como o que cancelou projetos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – e para defender os artistas da cidade da tentativa de demonização das políticas e dos projetos culturais.  

Os investimentos em cultura estiveram entre os principais focos de destinação de emendas parlamentares. Foram mais de R$ 200 milhões designados pelo Gabinete 24 para investimento em festivais culturais como a Ocupação Contem e o Festival Bocadim, além de recursos para a revitalização do Buraco do Rato (Setor Comercial Sul) e melhorias em complexos culturais como o Espaço Renato Russo. As Paradas LGBTIs da cidade também receberam aporte para que pudessem acontecer em meio a tantos ataques direcionados à população  LGBTI+. 

Com o objetivo de potencializar iniciativas culturais nos territórios, o mandato do Distrital Fábio Felix convocou a Comunidade artística a apresentar propostas para inclusão no orçamento de 2020. O Edital Realize recebeu mais de 300 inscrições de projetos culturais de todas as regiões do Distrito Federal. Será destinado R$ 1 milhão para emendas na área apenas via Realize, fora o que será dedicado a outros projetos de cultura. O objetivo é promover iniciativas comunitárias que se destacam pelo impacto social, além de promover a transparência, o controle de gastos e coletivizar o uso dos recursos públicos. “Não existe cultura sem fomento”, afirmou Fábio Felix ao destacar o papel econômico da cultura, que gera renda, emprego e aumenta a receita local.

Em 2020, será a vez de o Dulcina receber aporte de recursos do Gabinete 24. Espaço que já teve mais de dois mil alunos, hoje tem apenas duzentos. Precarização foi debatida em reunião com gestores, Secretaria de Cultura e Gabinete 24. O deputado Fábio Felix se comprometeu a destinar emenda para garantia do projeto executivo, passo obrigatório para a recuperação do Dulcina. Depois dessa etapa, a Secretaria de Cultura poderá viabilizar as reformas necessárias na unidade.