Comunidade artística poderá apresentar propostas culturais para inclusão no orçamento de 2020. Impacto na comunidade e descentralização territorial são alguns dos critérios de seleção

2019 foi um ano marcado por retrocessos nas políticas culturais. Cancelamento de editais, corte de verbas de fomento e criminalização da arte fizeram parte da estratégia de desmonte das políticas públicas de cultura. Com o objetivo de promover iniciativas com relevância histórica, cultural e social, o mandato do deputado Distrital Fábio Felix (PSOL) decidiu lançar o Edital Realize, que tem inscrições abertas até 1º de dezembro.

cultura

Será destinado R$ 1 milhão para emendas na área de cultura e os projetos não podem ultrapassar R$ 100 mil. O objetivo é eleger iniciativas comunitárias que se destacam pelo impacto social, além de promover a transparência, o controle de gastos e coletivizar o uso dos recursos públicos. Na primeira etapa, que é eliminatória, será necessário preencher um cadastro online com a descrição das iniciativas. No segundo momento, as equipes dos projetos selecionados vão apresentar suas propostas presencialmente no gabinete do parlamentar.

De acordo com o deputado distrital Fábio Felix, a destinação de emendas para projetos culturais é um contraponto aos ataques que a cultura vem sofrendo. “Temos lutado contra o cancelamento de editais, como no caso do FAC, e contra o corte de receitas para as políticas culturais. Não existe cultura sem fomento”, afirmou. O parlamentar também destacou o papel econômico da cultura, que gera renda, emprego e aumenta a receita local.

Agenda cultural nos territórios

Serão selecionados projetos que desenvolvam uma agenda de atividades durante todo o ano de 2020. O objetivo é ajudar essas iniciativas a se consolidarem enquanto políticas públicas permanentes nas regiões administrativas do Distrito Federal. Impacto social e descentralização territorial são alguns dos critérios de seleção. O proponente deverá residir ou ter atuação consolidada na região em que realizará o projeto.

As inscrições e o edital estão disponíveis no site: https://fabiofelix.com.br/realize