Brasília terá prêmio Marielle Franco

Projeto do Distrital Fábio Felix foi aprovado na CLDF. Iniciativa tem objetivo de homenagear defensores de direitos humanos.

4 jun 2019, 20:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos
Brasília terá prêmio Marielle Franco

Projeto do Distrital Fábio Felix foi aprovado na CLDF. Prêmio tem objetivo de homenagear defensores de direitos humanos.

Ações da sociedade civil em prol da promoção de direitos e da cidadania agora serão premiadas anualmente pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Foi aprovado Projeto que institui o Prêmio Marielle Franco. A iniciativa é de autoria do deputado Distrital Fábio Felix.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF, mais do que nunca, é imprescindível valorizar iniciativas que colaboram para a “construção de uma sociedade mais plural, tolerante e inclusiva”.
O Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos será concedido em sessão solene realizada anualmente, na primeira quinzena de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher e da data de execução da ex-vereadora carioca. Aos premiados serão concedidos diplomas e medalhas de honra ao mérito.

Por se tratar de uma Resolução, a matéria passa a vigorar imediatamente. A iniciativa destaca o compromisso da Câmara Legislativa do Distrito Federal com a defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana. Marielle Franco trabalhou na Coordenação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Sua atuação em movimentos sociais e no mandato como vereadora foi centrado na defesa dos direitos das mulheres, da população vulnerável e periférica. No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco foi brutalmente assassinada e até hoje o crime não foi completamente elucidado.

Ato de entrega de 365 placas em homenagem a Marielle
Ato de entrega de 365 placas em homenagem a Marielle

 Veja também:  Aprovado em audiência pública o projeto que dá nome de Marielle Franco a praça no DF