Proposição do Distrital Fábio Felix tem o objetivo de incentivar ações da sociedade civil que visem à promoção da cidadania e da dignidade humana.

Foi protocolado ontem (16) o projeto de resolução que institui o Prêmio Marielle Franco. A homenagem é destinada a pessoas e/ou entidades que se destaquem pela atuação em defesa de direitos e da cidadania. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Fábio Felix, “mais do que nunca, é imprescindível valorizar as iniciativas que colaboram para a construção da justiça social”, afirma.

O Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos será concedido em sessão solene realizada anualmente, na primeira quinzena de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher e da data de execução da vereadora. A iniciativa destaca o compromisso da Câmara Legislativa do Distrito Federal com a defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Marielle Franco trabalhou na Coordenação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Sua atuação em movimentos sociais e no mandato como vereadora foi centrado na defesa dos direitos das mulheres, da população vulnerável e periférica. No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco foi brutalmente assassinada e até hoje o crime não foi elucidado.