No dia em que Jair Bolsonaro assume a presidência do País, Distrital vai falar de respeito à população LGBT+ e à juventude negra, entre outras minorias

Às 9h do dia 1º de janeiro, os 24 deputados Distritais eleitos para a Câmara Legislativa do Distrito Federal serão empossados em sessão no plenário da Casa. Para Fábio Felix (PSOL), a solenidade vai ser um importante espaço de fortalecimento das diretrizes do seu mandato. “Eu tenho afirmado que vamos ser a central da dignidade humana e da defesa da diversidade no DF.

Hoje é um dia de muita tristeza para o Brasil, é o dia em que um projeto atrasado de nação sobe a rampa para nos governar pelos próximos quatro anos. E não há nada mais simbólico do que reforçar a nossa posição de luta contra o fundamentalismo religioso e contra os retrocessos sociais. Seremos resistência e seremos oposição a tudo aquilo que Jair Bolsonaro representa”, destaca.

O primeiro Distrital LGBT e negro da história do DF afirma que seu gabinete estará de portas abertas para a população e para o recebimento de denúncias de violação de direitos. Segundo Félix, o slogan “Nossas Lutas Têm Mandato” foi idealizado justamente para mostrar às pessoas que elas não estão sozinhas. “O Gabinete 24 vai ser um espaço de coletivização da resistência, um local de acolhimento e de proteção à dignidade, à vida e aos direitos. Teremos tempos sombrios pela frente e precisamos nos apoiar e nos fortalecer”, ressalta.

Felix adianta que o seu mandato vai ter dois grandes eixos de atuação: Direitos Humanos e Direito à Cidade. “Nós vamos fazer a defesa intransigente da diversidade e dos direitos humanos, mas também vamos apresentar propostas de melhoria da mobilidade urbana e do transporte público, além de lutar pela garantia do acesso à cultura e pela requalificação do espaço urbano nas regiões do DF para que a população tenha mais qualidade de vida. Será um mandato de muitas e importantes pautas”, afirma.

Após a cerimônia, os parlamentares participarão da solenidade de posse do recém-eleito governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. À tarde, os Distritais vão eleger os membros da nova Mesa Diretora da Casa.

Serviço

9h – Posse dos deputados Distritais eleitos para o mandato 2019/2022
15h – Eleição da Mesa Diretora da CLDF